Locais de Provas

Ginásio Nilson Nelson

Ginásio Nilson Nelson

Modalidade: GINÁSTICA ARTÍSTICA

 

O Ginásio Nilson Nelson (antigo Ginásio de Esportes Presidente Médici) é um ginásio de esportes multiuso localizado na cidade de Brasília, junto ao Eixo Monumental(Via N1 Oeste), entre o Estadio Nacional Mané Garrincha e o Palácio do Buriti. Faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna.

O ginásio é uma das arenas utilizadas pela equipe de basquetebol UniCEUB/BRB/Brasília, para jogos compatíveis com uma capacidade de 16.000 pessoas sentadas. Curiosamente, o desenho estrutural do ginásio foi concebido pelos arquitetos Ícaro de Castro Mello e Cláudio Cianciarullo inspirado justamente em uma cesta de basquete. O projeto ficou a cargo do engenheiro Hans Eger, o mesmo que calculou o Anhembi.

O ginásio foi inaugurado em 21 de abril de 1973, com capacidade para 24.000 espectadores. Seu primeiro evento foi uma apresentação da Vila Sésamo e seus famosos personagens: Garibaldo, Ana Maria e Gugu. O Presidente Médici, que originalmente dava nome ao ginásio, estava presente na tribuna de honra.

Em seus primeiros anos, o ginásio sediou importantes atrações, como a luta de boxe pelo título mundial dos pesos pena, entre o brasileiro Éder Jofre e o cubano naturalizado espanhol José Legra, em 5 de maio de 1973, e um show do conjunto musical Jackson 5, em 22 de setembro de 1974. Foi finalmente rebatizado em 1º de agosto de 1987, quando recebeu o nome de Ginásio Nilson Nelson em homenagem ao jornalista esportivo falecido meses antes. Em 1º de janeiro de 1991, seu teto desabou devido a um forte temporal e só foi reconstruído após alguns anos. Em 2008, a arena passou por uma grande reforma, orçada em R$ 15 milhões, para abrigar o Campeonato Mundial de Futsal daquele ano.

 

Estrutura

O Ginásio Nilson Nelson e seu prédio anexo possuem seis vestiários, quadra de aquecimento, sala de ginástica e musculação e uma quadra poliesportiva. A estrutura credencia o equipamento esportivo a receber delegações internacionais em treinamento para os Jogos Olímpicos de 2016.

A arena multiuso também conta com 84 câmeras de vigilância espalhadas por suas áreas interna e externa.

Embora sua capacidade oficial ainda seja de 16.000 pessoas em competições esportivas, o número de assentos instalados para o público no ginásio foi reduzido em 2012 para cerca de 11.000, atendendo à solicitação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal para dar melhor vazão às saídas de emergência durante outros eventos, como shows musicais. Nessas ocasiões, a capacidade do Nilson Nelson cai para 14.666 pessoas, com lotação máxima de 3.168 espectadores na área central (pista).

 

Tweet

ORGANIZAÇÃO   |   ORGANIZATION   |   ORGANIZACIÓN   |   ORGANISATION