Mascote

Conheça Gymi, o mascote

Mais de 7 mil alunos de 17 escolas da rede pública de ensino distribuídas em 11 coordenações regionais participaram da votação, que ocorreu de 10 a 14 de dezembro para escolha do mascote da Gymnasiade. Na ocasião foram apresentadas três opções: o quati, a ema e o tamanduá, ficando este último em segundo lugar, com 2.593 votos, e a ema em terceiro, com 1.426.

O quati foi apresentado pela ginasta da 5ª série do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Tainá Medeiros, 11 anos, como um animal simpático, sociável, que vive em grupos em famílias formadas por 4 a 20 vinte indivíduos e geralmente encontrado no norte da América do Sul, em grande parte do Brasil, e também o norte da Argentina.

“O mascote vencedor representará muito bem o país e Brasília, sede dos jogos. O animal é característico da região e por isso fácil de ser encontrado”, ressaltou a coordenadora do Comitê do governo do Distrito Federal para a Gymnasiade 2013, Elizabeth Ribeiro.

A competição internacional escolar contará com a participação de mais de 2 mil atletas, que disputarão oito modalidades: atletismo, ginástica aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez. A Gymnasiade é um evento da Secretaria de Esporte do Governo do Distrito Federal em parceria com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e a Federação Internacional de Esporte Escolar (ISF, na sigla em inglês). 


Cleide Passos
Ascom – Ministério do Esporte

Tweet

ORGANIZAÇÃO   |   ORGANIZATION   |   ORGANIZACIÓN   |   ORGANISATION